Uma nova e muito promissora geração de processadores está por vir.

by

A necessidade é a mãe de todas as invenções.

Este Processador quer tomar o lugar das APU's AMD e das GPU's discretas.

Este Processador quer tomar o lugar das APU’s AMD e das GPU’s discretas.

Estamos às vésperas de uma nova geração de consoles e apesar do WiiU já ter sido lançado com novos recursos computacionais muito interessantes, a indústria que desenvolve os jogos não se moveu a tempo de mostrar a aplicação destes recursos. Isso acaba gerando um processo encadeado onde não ocorre a massa crítica fundamental para que os novos equipamentos sejam demandados.

Agora com o tão aguardado lançamento do novo Xbox e do já anunciado Playstation 4 é hora de subir mais um pouco a performance dos componentes que irão integrar os novos computadores tanto dos desenvolvedores (afinal sem eles, não temos jogos) quanto dos jogadores e pra facilitar a vida de quem não vai investir 3 Mil reais num PC, temos a disposição CPU’s híbridas conhecidas como APU (Unidade de Processamento Acelerado) que “a grosso modo” é  uma união entre um processador e uma placa de vídeo discreta. Só que até então apenas a AMD oferecia um produto adequado nesta categoria.

Só que a Intel não quer perder a fatia do mercado de PC’s de baixo custo e pra melar com a concorrência, pretende lançar  um processador (apenas para fabricantes/integradores autorizados) com 128MB de memória eDRAM integrada.

Apesar do nome chamativo a memória eDRAM é basicamente a mesma memória RAM que vai soquetada numa placa-mãe comum, porém esta não precisa seguir o padrão de construção da RAM comum. A Intel vai usar essa memória adicional como um cache L4 onde tanto a CPU quanto a GPU poderão acessá-la num barramento muito maior que o da memória tradicional, provavelmente a 512 bits e no mesmo clock do processador, se a latência desta memória for baixa, o pc vai “voar” para o usuário. Abrir uma nova aba no navegador enquanto ouve música ou aguardar uma nova luta no Street Figther vai demorar bem menos.

Para os fabricantes e montadores de PC e laptops (não Ultrabooks) isso é uma ótima notícia, já que poderão montar um equipamento mais barato e mesmo assim entregar um produto de qualidade para as lojas.  Quem vai ter de correr atrás do prejuízo é a concorrência, no caso a NVidia e a AMD que terão de produzir placas discretas ainda melhores e mais em conta ou no caso da AMD produzir APU’s  mais eficientes e baratas.

Infelizmente no “Brazil” onde tudo ficou pra depois da Copa e das “Olímpiadas” sabe lá quando e a que preço esses novos processadores irão chegar……

Pra quem quiser ir de APU mesmo, aí já tem disponível.

Quer saber mais sobre esse processador muito interessante que a Intel vai lançar? Eu li aqui.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: