Desmontando a curiosidade

Difícil é saber quem conseguiu montar depois. rs

Quem nunca pensou em como é que o computador faz pra exibir uma imagem?

Eu sempre fui muito curioso em saber como as coisas funcionavam. Nos dias em que não podia sair com a bike ou jogar bola (admito, fui péssimo no futebol, sempre era o goleiro por razões óbvias) procurava desmontar as coisas como rádios velhos, pilhas (crianças não façam isso!), carrinhos eletrônicos que já estavam quebrados (alguns eu consertei!) o ferrorama…. Enfim queria saber como eram por dentro, suas engrenagens e mecanismos.

Com a informática não foi diferente, demorei muito pra me tornar um programador, procurei primeiro aprender com funcionava um S.O. e por meio das suas ferramentas resolver os problemas que encontrava, antes de ir pras profundezas do código-fonte. Afinal código-fonte e Windows não combinam, não é mesmo? No Linux, pude finalmente entender alguns conceitos da computação gráfica já que o X server lhe permite fazer várias experiências (quase sempre com resultados desastrosos) mas me deu a chance de entender esse conceito.

Nos dispositivos eletrônicos a tela nada mais é que uma matriz, e cada ponto desta matriz possui um valor que representa a cor daquele pixel, da mesma forma que uma imagem matricial, porém a tela é atualizada  várias vezes por segundo e por isso o processamento do vídeo demanda mais tempo do processador ou na maioria dos casos um processador dedicado a esta tarefa e um módulo de memória rápido o bastante para que não sejam percebidas as “travadas” na imagem decorrentes da queda do número de quadros por segundo de imagens enviadas para a tela.

É por isso que aquele jogo recém lançado requer uma placa gráfica melhor, ou um upgrade no processador ou até mesmo um micro novo para ter a capacidade de processamento necessária pra gerar todas aquelas animações de modo convincente.

E pensar que atualmente um computador capaz de executar plenamente os jogos de última geração ultrapassa a capacidade de processamento bruto dos supercomputadores do começo dos anos 1990!

Publicado por Adrianodl

Formado no curso de Ciência da computação, trabalho no setor de informática há 25 anos. Atualmente trabalho como desenvolvedor em linguagem C e shellscript.

Se junte à conversa

1 comentário

  1. muito bom mesmo,voçê explicou tão bem que eu parecia estar dentro da tela vendo cada sequência ,e pude entender porque os vídeos demoram um pouco mais,que um processador.

Deixe um comentário

Deixar mensagem para Rejane de lima Cancelar resposta