Controle adequadamente os ativos da sua empresa

by
Excelente sistema de inventário

Saiba o que há na sua empresa.

Quem presta serviços de manutenção sabe a dificuldade em listar tudo o que está instalado nos computadores de um determinado setor da empresa, quantas licenças de software estão sendo utilizadas, se há a necessidade de se fazer upgrade, se não foram instalados softwares “proibidos” ou potencialmente perigosos segundo as políticas de segurança da empresa.

Para atender a esta necessidade falarei do OCS-ng um projeto francês para controle de inventário que permite saber tudo sobre o parque de máquinas da sua empresa seja ela um pequeno escritório com menos de 10 máquinas ou uma multinacional com milhares de terminais, servidores e outros ativos.

No sistema OCS cada equipamento envia para o servidor um relatório (em formato XML de no máximo 5KB) detalhado contendo a lista de componentes e softwares instalados e a partir daí o servidor monta uma base de dados onde é possível observar vários cenários importantes para a tomada de decisão tanto na área técnica/operacional quanto para a diretoria da empresa, afinal de contas é importante saber quais setores da empresa estão demandando mais equipamentos, mais licenças de software, se há furto de componentes ou mesmo defeitos gerados por características peculiares do ambiente devido a calor umidade ou poeira.

Para facilitar a vida destes profissionais e agilizar o acesso às informações que os diretores tanto precisam, recomendo o uso do OCS-ng cuja licença permite o uso comercial sem ter que pagar royalties, todavia ninguém está proibido de investir no projeto. 🙂

Em breve postarei dicas de uso e instalação do OCS, mas para quem já quiser testar, não perca tempo, vá para o wiki do projeto por aqui.

Um outro detalhe importante, o OCS-ng tem um projeto-irmão chamado GLPI (Gestão Livre para o Parque de Informática) que traz ainda mais opções para o controle dos equipamentos aliado ao controle de chamados técnicos e de contratos de manutenção, mas isso fica para um próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: