ATI Radeon 5000 series, se você pretende montar um PC pra jogar, considere esta série.

by

Se você juntou umas lascas pra comprar aquela máquina pra jogar, espere um pouco mais, pois a ATI lançou a nova Radeon 5870 já preparada para rodar os jogos usando o DirectX11!  Brevemente veremos em nossas lojas esta belezinha, mas é claro que com o dolar em baixa fica difícil não buscar direto no “Novo ovo“, fiz alguns cálculos e por menos de R$1.200,00 (já incluso os impostos) podemos obtê-la se tivermos um amigo pra trazer dos EUA. Agora se a grana estiver curta, a ATI Radeon 5850 pode sair por menos de R$500,00 (com alguma sorte)!

Estas placas diferem principalmente na quantidade de Stream processors, isto reflete diretamente na performance do processamento paralelo que é o mais usado pelos jogos e não adianta o overclock na 5850 para tentar chegar na perfornace da 5870, mesmo assim pela diferença de preços, e sabendo que poucos irão notar as melhorias com todos os recursos ativados a 5850 é uma boa opção.

O vídeo abaixo mostra a evolução da ATI usando o DirectX.

Para aqueles que já possuem o windows7,  já podem testar as melhorias que o DirectX11 (ainda beta) pode fazer aos jogos. Dentre as melhorias trazidas pelo DirectX11 podemos destacar:

Cálculos de física nos jogos feitos direto pelo hardware usando a engine Bullet, a qual possui código fonte aberto e pode ser melhorada pela comunidade, imagine o ganho de performance nas próxima versões dos drivers quando os próprios desenvolvedores e os jogadores puderem colaborar na produção destes drivers. A Nvidia usa uma engine proprietária a PhysX, então se quiser alguma revisão, espere pela boa vontade da Nvidia.

Estas placas também suportam aplicativos desenvolvidos usando as bibliotecas OpenCL onde a GPU ajuda o CPU a processar os programas, aplicações científicas de grande precisão, tais como análise geográfica, modelos moleculares, entre outros os quais serão muito beneficiados com com esta implementação. Sem falar nas aplicações mais comuns como a renderização de vídeos e até mesmo bancos de dados podem ser otimizados usando OpenCL ou a biblioteca própria da ATI a Brook+, porém esta última leva uma ligeira desvantagem em relação a integração que a biblioteca CUDA da Nvidia oferece para os desenvolvedores de software, enquanto que a biblioteca OpenCL por ser mais abrangente é mais difícil de se trabalhar, contudo uma vez dominada pelo desenvolvedor é imbatível, já que tanto Nvidia quanto a ATI e outros fabricantes a suportam.

Estas placas também oferecem o suporte ao Eyefinity, assim múltiplos monitores podem ser usados para compor uma única tela chegando à resoluções altas como: 5760×2400!

Baixo consumo de energia, a ATI informa que a 5870 deve consumir em média 180W, logo uma fonte de 600W pode dar conta do PC com folga.

Boa refrigeração, a placa usando todos os recursos chega a 53ºC. Lembrando que o gabinete precisa ser bem espaçoso já que a placa é grande, fico pensando no tamanho que terá a 5870X2, será enorme com certeza.

Resumindo, muitos recursos, baixo consumo de energia, e muito mais barata que a concorrente, a Nvidia terá um grande desafio pra bater esta série  da ATI.

Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “ATI Radeon 5000 series, se você pretende montar um PC pra jogar, considere esta série.”

  1. Rodolfo Says:

    bom o blog hem mano… tah loko!!!

    abraço.

    e não… eu não queru newsletter! sai fora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: