RAID VIII

by

Tipos Híbridos

Para suprir as deficiências de um nível ou outro de RAID, é possível usar um nível de RAID sobre outro, aproveitando por exemplo, a excelente performance de um determinado nível e a confiabilidade de outro. Isso tudo é claro, pagando o preço de uma maior quantidade de material.

Um exemplo é o RAID-10. Como o seu nome implica, é a combinação de discos espelhados (RAID-1) com a segmentação de dados (data stripping) (RAID-0).

O método de criação de um arranjo RAID-10 é diversificado. Em uma implementação RAID-0+1, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro segmentados e para cada segmento é feito um espelho. Já em um RAID-1+0, os dados são primeiramente espelhados, e para cada espelho há a segmentação sobre vários discos.

RAID-10 oferece as vantagens da transferência de dados rápida de um arranjo espelhado, e as características de acessibilidade dos arranjos espelhados. A performance do sistema durante a reconstrução de um disco é tambem melhor que nos arranjos baseados em paridade, pois os dados são somente copiados do dispositivo sobrevivente.

O RAID-50 é um arranjo híbrido que usa as técnicas de RAID com paridade em conjunção com a segmentação de dados. Um arranjo RAID-50, é essencialmente um arranjo com as informações segmentadas através de dois ou mais arranjos RAID-5.

Dependendo do tamanho de cada segmento estabelecido durante a configuração do arranjo, estes arranjos híbridos podem oferecer os benefícios de acesso paralelo dos arranjos com paridade (alta velocidade na transferência de dados) ou de acesso independente dos arranjos com paridade (grande quantidade). Como em outros arranjos RAID com paridade, a reconstrução de um disco falho gera um impacto na performance do programa usando o arranjo.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “RAID VIII”

  1. Adriano Lima Says:

    Valeu Paulão pelas matérias, continue o ótimo trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: